Festa. Uma verdadeira festa. No dia em que completa 91 anos, o filantropo Milton Soldani Afonso foi condecorado como patrono da comunicação adventista. Em companhia da esposa Arlete e dos filhos Carlos, Neide, Paulo e Celso, e outros 12 membros da família, o doutor Milton recebeu as mais altas honras pelo apoio que concede há anos à Igreja Adventista, em especial à área de comunicação.
O evento, realizado nesta quarta-feira, teve a participação de autoridades civis e da alta liderança da Igreja, entre eles o diretor mundial de comunicação, Williams Costa Jr., o presidente da Hope Channel, Brad Thorp, o diretor da Rádio Adventista Mundial, Dowell Chow, além do presidente da Igreja Adventista na América do Sul, Erton Kohler, o diretor de comunicação na América do Sul, Edson Rosa, e o diretor geral da Rede Novo Tempo de Comunicação, Antonio Tostes.
Ao abrir as comemorações, Tostes fez menção “não apenas ao apoio (de Milton)”, mas à sua “influência e exemplo”. Já o pastor Erton Kohler enfatizou a diferença que um homem pode fazer na sociedade, lembrando que “grande parte das pessoas que vêm à Igreja na América do Sul o faz através da Rádio, TV e Internet”, ministérios apoiados por grandes quantias de dinheiro vinda do empresário e dono da Golden Cross, Milton Afonso.
Kohler destacou o papel visionário de Milton e o comparou ao personagem bíblico Calebe, que por sua fidelidade a Deus possuiu a terra prometida. Erton também destacou que, enquanto a maioria dos empresários investe apenas nos próprios negócios e na aquisição de propriedades, Milton Afonso fez diferente. “Foi um homem usado por Deus”, que “investia na causa de Deus”.
A festa serviu também para a inauguração do prédio Milton Soldani Afonso, onde vão funcionar seis estúdios, num espaço de 5 mil m², com capacidade para produzir cerca de oito vezes o que é feito hoje.
Quem também manifestou palavras de apreço ao novo patrono da comunicação adventista foi o pastor Williams Costa Jr. Em referência às novas instalações, o representante da liderança mundial disse que elas servirão para pregar “a maravilhosa mensagem da volta de Jesus”.
O diretor da Rádio Mundial Adventista, Dowell Chow, lembrou aos cerca de 350 presentes no Auditório Milton Souza a importância do trabalho do doutor Milton para as comunicações em nível mundial.
Antes da exibição do documentário O menino que vendia doces e entregava sonhos, sobre a vida do empresário, Milton expressou palavras simples e profundas, que sintetizam sua obra: “Meu coração está prestes a explodir. Eu não fiz nada, apenas coloquei as minhas mãos e Deus colocou o seu poder”.
O filme completo, que conta a vida do menino pobre que sempre gostou de ajudar ao próximo, vai ser exibido no dia 27 de dezembro pela TV Novo Tempo.
Márcio Basso Gomes, da Novo Tempo