Para as pessoas cujas vidas são guiadas pela Bíblia, a
realidade da morte é reconhecida como parte da condição humana atual, afetada
pelo pecado (Génesis 2:17, Romanos 5, Hebreus 9:27). Há "um tempo de
nascer, e tempo de morrer" (Eclesiastes 3:2). Embora a vida eterna seja um
dom que é concedido a todos os que aceitam a salvação por meio de Jesus Cristo,
os fiéis cristãos adventistas aguardam a segunda vinda de Jesus para a
realização completa da imortalidade (João 3:36, Romanos 6:23, 1 Coríntios 15:51-54).
Enquanto espera a 2ª volta de Jesus, os cristãos adventistas podem ser chamados
a cuidar dos moribundos e de enfrentar pessoalmente a sua própria morte.
A dor e o sofrimento afligem cada vida humana. Traumas
físicos, mentais e emocionais são universais. No entanto, o sofrimento humano
não tem valor expiatório ou meritório. A Bíblia ensina que nenhuma quantidade
ou intensidade do sofrimento humano pode expiar o pecado. O sofrimento de Jesus
Cristo é suficiente. A Escritura exorta os crentes a não desesperar nas aflições,
instando-os a aprender a obediência (Hebreus 5:7-8), a paciência (Tiago 1:2-4),
e resistência nas tribulações (Romanos 5:3). A Bíblia também atesta o poder
para enfrentar todas as contrariedades na confiança em Jesus Cristo (João
16:33) e ensina que o ministério do sofrimento humano é um importante dever
cristão (Mateus 25:34-40). Este foi o exemplo e o ensinamento de Jesus (Mateus
9:35, Lucas 10:34-36), e esta é a Sua vontade para nós (Lucas 10:37). O crente
adventista é convidado a olhar por antecipação para um novo dia em que Deus vai
acabar com o sofrimento para sempre (Apocalipse 21:4).
A evolução da medicina moderna contribuíram para a
complexidade das decisões sobre os cuidados a ter face à morte. Em tempos
passados, pouco poderia ser feito para prolongar a vida humana. Mas o poder da
medicina de hoje para evitar a morte gerou difíceis questões morais e éticas. O
que leva a algumas restrições e cuidados à fé cristã sobre o uso de tal poder?
Quando se deve adiar o momento da morte e dar lugar ao objetivo de aliviar a
dor no final da vida? Quem pode apropriadamente tomar estas decisões? Quais os
limites, se houver, deve o amor cristão dar lugar a ações destinadas a acabar
com o sofrimento humano?
Tornou-se comum discutir tais questões, sob o título de
eutanásia. Muita confusão existe com relação a esta expressão. O significado
original e literal do termo era "a boa morte". Agora, o termo é usado
de duas maneiras significativamente diferentes. Muitas vezes a eutanásia
refere-se a "morte por misericórdia", ou tirar intencionalmente a
vida de um paciente, a fim de evitar um fim doloroso ou para aliviar a carga
para a família de um paciente ou da sociedade. (Esta é a chamada eutanásia
ativa.) No entanto, a eutanásia também é utilizada, incorretamente na visão
adventista do sétimo dia, para se referir à retenção ou retirada de
intervenções médicas que artificialmente prolongam a vida humana, permitindo
assim que a pessoa morra naturalmente. (Esta é a chamada eutanásia passiva.) Os
Adventistas do sétimo dia crêem que permitir que um paciente a morrer, renuncie
a intervenções médicas que apenas prolongam o sofrimento e adiam o momento da
morte é moralmente diferente de ações que têm como intenção principal a manutenção
directa da vida.
Os Adventistas do sétimo dia procuram tratar as questões
éticas do fim da vida de modo a demonstrar a sua fé em Deus como o Criador e
Redentor da vida e que revelam como a graça de Deus lhes deu poder para atos de
amor ao próximo. Os Adventistas do sétimo dia afirmam criação de Deus da vida
humana como um presente maravilhoso digno de ser protegido e sustentado (Génesis
1-2). Eles também afirmam o dom maravilhoso de Deus da redenção que oferece a
vida eterna para aqueles que crêem (João 3:15; 17:3). Assim, eles apoiam o uso
da medicina moderna para prolongar a vida humana neste mundo. No entanto, esse
poder deve ser usado de maneira compassiva que revelem a graça de Deus através
da minimização do sofrimento. Uma vez que temos a promessa de Deus de vida
eterna na Terra renovada, os cristãos não precisam de se apegar ansiosamente
aos últimos vestígios de vida na Terra. Nem é necessário aceitar ou oferecer
todos os tratamentos possíveis médicos para que apenas se prolongue o processo
da morte.
Devido ao seu compromisso de cuidar de toda a pessoa, os adventistas
do sétimo dia estão preocupados com o cuidado físico, emocional e espiritual da
morte. Para este fim, eles oferecem os seguintes princípios baseados na Bíblia:
1) Uma pessoa que está a aproximar-se do fim da vida, e é
capaz de compreender, merece saber a verdade sobre a sua condição, as opções de
tratamento e os resultados possíveis. A verdade não lhe deve ser escondida, mas
partilhada com amor cristão e com sensibilidade para as circunstâncias pessoais
e culturais do paciente (Efésios 4:15).
2) Deus deu aos seres humanos a liberdade de escolha e
pede-lhes para usar essa liberdade com responsabilidade. Os Adventistas do
sétimo dia crêem que esta liberdade se estende às decisões sobre os cuidados
médicos. Depois de buscar a orientação divina e considerar os interesses dos
afetados pela decisão (Romanos 14:7), bem como conselhos médicos, uma pessoa
que é capaz de decidir deve determinar se a aceita ou rejeita que se prolongue
a vida através de intervenções médicas. Tais pessoas não devem ser forçadas a
submeter-se a tratamento médicos que achem inaceitáveis.
3) O plano de Deus é para que as pessoas sejam alimentadas
dentro de uma família e de uma comunidade de fé. Decisões sobre a vida humana
são melhor feitas no contexto das relações familiares saudáveis após
considerar a opinião médica (Génesis 2:18, Marcos 10:6-9; Êxodo 20:12, Efésios
5-6). Quando uma pessoa entra em estado de coma é incapaz de dar consentimento
ou preferências expressas sobre a intervenção médica, tais decisões devem ser
tomadas por alguém escolhido antecipadamente pela pessoa doente. Caso não tenha
ninguém escolhido ninguém, alguém próximo à pessoa que está a morrer deve determinar
as acções a serem executadas. Exceto em circunstâncias extraordinárias, os
profissionais médicos em colectivo podem tomar decisões sobre intervenções
médicas para uma pessoa a morrer. Desejos ou decisões do indivíduo são melhores
quando feitas por escrito e devem estar de acordo com os requisitos legais
existentes.
4) O amor cristão é prático e responsável (Romanos 13:8-10,
1 Coríntios 13, Tiago 1:27, 2:14-17). Tal amor não nega a fé nem nos obriga a
oferecer ou aceitar intervenções médicas cujos encargos superam os prováveis
benefícios. Por exemplo, quando os cuidados médicos meramente preserva as
funções corporais, sem esperança de voltar um paciente à consciência mental, é
fútil e pode, em sã consciência, ser suspensa ou revogada. Da mesma forma, de
prolongar a vida tratamentos médicos podem ser omissos ou interrompido, se eles
só aumentarem o sofrimento do paciente ou desnecessariamente prolongar o
processo de morrer. Qualquer medida tomada deve estar em harmonia com mandatos
legais.
5) Enquanto o amor cristão pode levar à recusa ou retirada
de intervenções médicas que apenas aumentam o sofrimento ou prolongar a morte, os
adventistas do sétimo dia não praticam o "golpe de misericórdia" ou
auxiliam no suicídio (Génesis 9:5 - 6; Êxodo 20:13 , 23:7). Eles são contra a
eutanásia ativa, a tomada intencional da vida de uma pessoa que sofre ou
morrer.
6) A compaixão cristã apela para o alívio do sofrimento
(Mateus 25:34-40, Lucas 10:29-37). Nos cuidados com a morte, é uma
responsabilidade cristã para aliviar a dor e o sofrimento, na medida do
possível, para não incluir a eutanásia ativa. Quando é evidente que a
intervenção médica não vai curar um paciente, o objetivo primário da atenção
deve orientar para o alívio do sofrimento.
7) O princípio bíblico de justiça prescreve que o
atendimento muito cuidadoso deve ser dado às necessidades daqueles que são
indefesos e dependentes (Salmo 82:3 - 4; Provérbios 24:11-12, Isaías 1:1-18; Miqueias
6:8, Lucas 1:52-54). Por causa de sua condição vulnerável, cuidados especiais
devem ser tomadas para assegurar que as pessoas que morrem são tratadas com
respeito pela sua dignidade e sem discriminação injusta. Os cuidados aos
pacientes devem ser baseados nas vertentes espirituais e médicas e as escolhas
expressas pela pessoa em vez de percepções da sua dignidade social (Tiago
2:1-9).
Como Adventistas do Sétimo Dia procuramos aplicar estes
princípios, levando esperança e coragem no fato de que Deus responde às orações
dos Seus filhos e é capaz de trabalhar milagrosamente pelo seu bem-estar (Salmo
103:1-5; Tiago 5:13 -16). Seguindo o exemplo de Jesus, eles também oram para
aceitar a vontade de Deus em todas as coisas (Mateus 26:39). Eles estão
confiantes de que eles podem clamar pelo poder de Deus para os ajudar a cuidar
das necessidades físicas e espirituais dos indivíduos em fase de grande
sofrimento e da morte. Eles sabem que a graça de Deus é suficiente para os
capacitar a suportar a adversidade (Salmo 50:14-15). Eles acreditam que a vida
eterna para todos os que têm fé em Jesus é segura no triunfo do amor de Deus.
Esta declaração de consenso foi aprovada e votada pela
Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo dia no Comité Executivo dos
adventistas na sessão do Concílio Anual em Silver Spring, Maryland, 09 de
outubro de 1992.