Joanópolis, SP… [ASN] Nesta quarta-feira, 3 de junho, um evento da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com o Clube de Desbravadores, deu início ao plantio de mais de seis mil mudas de árvores silvestres em Joanópolis. A área protege uma das nascentes que fazem parte do sistema de reservatório do Cantareira, principal responsável pelo abastecimento de água na capital paulista. A ação busca reestabelecer os níveis de água nos reservatórios do aquífero e compensar as falhas ecológicas do meio ambiente.
No encontro, que antecedeu o dia do meio ambiente, estavam presentes autoridades do Estado. O governador Geraldo Alckmin acompanhado de 35 desbravadores, realizou o plantio das mudas doadas por duas ONGs locais. Em entrevista coletiva, Alckmin ressaltou a importância da participação dos desbravadores no projeto: “É importante envolver os jovens em assuntos e projetos como o meio ambiente. A natureza é a representação de Deus, então é totalmente necessário que eles estejam engajados nestas causas”.
O governador citou ainda os desbravadores como sendo um projeto de prosseguimento da educação das escolas. “Pode-se dizer que o clube de desbravadores é um complemento ao que vem sendo feito em sala de aula. É fundamental que tenhamos esse apoio, principalmente por eles terem contato direto com a comunidade”, conclui.
Aula ao ar livre
A participação dos desbravadores no lançamento da terceira etapa do programa Nascentes foi um pedido do governador e da secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias. Os 35 desbravadores foram liberados de sala de aula para participar do plantio das mudas. O diretor dos Desbravadores no Estado de São Paulo, Ronaldo Arco, comenta que o papel do desbravador é ajudar e estar conectado diretamente à população local. “É importante lembrar que o papel do clube está totalmente ligado a pessoas. Esta parceria serve para mostrar que nós estamos sendo relevantes e importantes também para o governo”, comenta.
O diretor do clube de desbravadores Valentes do Vale, Claudio Alcides, da cidade de Bragança Paulista, cita que este tipo de ligação entre jovem e meio ambiente pode trazer muitos benefícios para a formação de caráter e prioridades. “Estar em contato com a natureza e ciente dos problemas que existem fará com que estes desbravadores tenham mais consciência na vida por completo. Não é apenas um evento. É algo que os acompanhará pela vida toda”, conclui. [Equipe ASN, Nathália Lima]