A Igreja Adventista Ordena Primeiros Pastores Judeus em Israel

 


 
Missionários têm estado compartilhado a mensagem adventista de esperança em Israel desde 1898, mas nenhum deles nativo do país. Mas em 16 de junho, os primeiros pastores de descendência israelita foram ordenados para continuarem compartilhando o evangelho numa região bem volátil.

Oleg Elkine e Valentine Novgorodsky agora se unem a quatro outros pastores para ministrarem a cerca de 800 membros da Igreja Adventista em Israel. Conquanto nenhum dos pastores tenha nascido em Israel, qualquer um que seja judeu e cujos pais ou avós são judeus podem obter cidadania israelense automaticamente, bem como os cônjuges, segundo a Lei do Retorno de Israel.

Novgorodsky, originalmente da Ucrânia, disse que se recorda de ter orado 15 anos atrás para ter uma chance de vir ministrar em Israel. "Agora, após oito anos de viver em Israel e com esta ordenação sinto como sendo um sinal de que minhas orações foram respondidas", declarou ele.

Richard Elofer, presidente da Igreja Adventista em Israel, declarou que as ordenações foram "históricas" e um importante passo avante para a Igreja. "Até cerca de 10 anos atrás a liderança da Igreja em Israel era completamente estrangeira", disse Elofer. "Hoje a Igreja tem seus próprios pastores israelenses, o que reduz as barreiras culturais. Parece também que a Igreja obterá maior legitimidade em Israel e certamente o pastor terá maior impacto sobre a população". Elofer também lembrou que dificuldades com visto serão minimizados com pastores israelenses.

Há aproximadamente 800 adventistas em Israel que se reúnem em 15 igrejas, acima dos 300 membros em cinco igrejas de 10 anos atrás. Ambos os pastores recém-ordenados obtiveram seus graus de bacharelado na Universidade Adventista Zaoksky na Rússia e estão agora trabalhando para obter os seus graus de mestrado.

Fonte: Advir News