REFLEXÕES SOBRE O CASAMENTO DE TIAGO E ELLEN WHITE

Alguns dias antes do que seria o sexagénio aniversário de casamento de Ellen White, ela relembrou com carinho a pessoa de Tiago White, o seu marido, já falecido. “Nós casamos e assim estamos desde então. Apesar de ele ter falecido, na minha opinião ele foi o melhor homem deste mundo. A despeito do que (as pessoas) possam dizer (…) na minha viuvez, eu não uniria a minha vida com mais ninguém. Sinto (…) que devo preservar a memória do meu esposo.”1
Muito em Comum.
Tiago e Ellen provavelmente encontraram-se pela primeira vez, no Verão de 1844. Ambos eram adventistas mileristas, que aguardavam ansiosamente o retorno de Cristo em 1844. Apesar da sua saúde, Ellen falava em reuniões e testemunhava da sua fé a outras pessoas. Tiago era um jovem pregador estusiasta, que numa viagem evangelistica de quatro meses, num período de fortes quedas de neve no início de 1843, converteu mil pessoas.2 Em relação às suas crenças, os dois tinham muito em comum.
Poucas semanas após 22 de Outubro de 1844, quando Jesus não voltou tal como era esperado, Ellen recebeu a sua primeira visão.
Quando exactamente foi a primeira vez que Tiago ouviu a respeito dela, são se sabe. No entanto, ele uniu-se ao grupo de amigos de Ellen que a acompanhavam nas viagens para testemunhar sobre as suas visões.
No dia 30 de Agosto de 1846, Tiago Spinger White, 25 anos e cerca de 1,83 m de altura, e Ellen Gould Harmon, 18 anos, e com 1,57m , casaram-se diante de Charles Harding, juíz de paz em Portland, Maine.3 Esse foi o início de quase 35 anos de parceria que terminou com a morte de Tiago, no dia 6 de Agosto de
1881.
Vida de Casados.
Como recém-casados, Tiago e Ellen começaram a vida em Gorham, Maine, vivendo com Robert e Eunice Harmon, pais de Ellen. Eles ainda moravam nesta casa quando ela deu à luz o seu primeiro filho, Harry Nichols, em 1847. Mais tarde os White tiveram mais três filhos, James Edson, em 1849, William Clarence, em 1854, e John Herbert, em 1860. Somente o segundo e terceiro filhos sobreviveram até à idade adulta.
Durante alguns anos, Tiago e Ellen viajaram por toda a Nova Inglaterra, o estado de Nova Iorque e Canadá, realizando reuniões e incentivando a fé dos novos conversos. Devido às condições primitivas das viagens naquele tempo, eles deixaram o seu filho mais velho, Henry, aos cuidados da família de amigos adventistas, Stockbridge Howland4, durante cinco anos, em Topsham, Maine (EUA).
Obra de Publicações.
No final de 1848, Deus instruiu Ellen Hhite, em visão, que o seu marido deveria começar uma revista.5 Só no mês de Julho do ano seguinte, Tiago, que não conseguiu lançar o primeiro jornal da igreja nascente, Present Truth (A Verdade Presente).6 Essa não foi a primeira vez que Deus falou através de Ellen para o avanço da jovem igreja. Embora nem sempre soubesse qual o melhor modo de agir, Tiago, tanto quanto sabemos, nunca respondia: “Não! Outra visão, não!” Ao contrário, ele foi sempre o herói da sua esposa, o seu defensor e editor.
Com o tempo, Present Truth deu lugar à Advent Review and Sabbath Herald (Revista Adventista e Arauto do Sábado), conhecida hoje como Adventist Review (Revista Adventista). Mais uma vez, Ellen apoiou o novo empreendimento. Certa vez, quando Tiago chegou a casa, totalmente desanimado por não ter dinheiro para publicar o próximo exemplar da revista, ela entregou-lhe uma meia cheia de moedas que havia cuidadosamente poupado para uma futura emergência. Havia ali exactamente o suficiente para sanar a crise.7

A Vida Nem Sempre foi Fácil.
Em 1852, Tiago e Ellen mudaram-se para Rochester, Nova Iorque. A qualidade de vida era muito primitiva, mas continuavam a trabalhar juntos para o avanço da igreja. Eles alugaram uma casa por 175 dólares por ano. A vida do casal não era fácil. Na sala de estar abrigavam a nova máquina de imprimir e vários dos jovens que ali trabalhavam, também moravam com eles.
De Rochester, os White mudaram-se para Battle Creek, Michigan, em 1855, onde compraram a sua primeira casa. Durarante os anos seguintes continuaram a trabalhar juntos; Tiago pregava pela manhã e Ellen falava à tarde. Às vezes, eles percebiam que eram criticados por membros da igreja. Na verdade, até os seus filhos, especialmente o segundo, Edson, foi um grande desafio para eles. Muitas vez Ellen era a mediadora entre pai e filho. A personalidade, muitas vezes rebeldes de Edson, contrastava com a do seu irmão mais novo, William, que tendia a ser mais obediente.
Desafios na Saúde.
Tiago White sofreu, pelo menos, cinco derrames, iniciando em 1865.8 Todas as vezes que isso aconteceu Ellen fazia tudo o que podia para que o seu marido recuperasse. Quando o tratamento do instituto de saúde em Dansville, Nova Iorque, para o qual ela o tinha levado, divergiu do que ela achava que ele precisava, Ellen levou Tiago de volta para casa, em Battle Creek.9 Mais tarde, foram para Greenville, Michigan.10 Não querendo que Tiago ficasse inactivo, Ellen pediu aos vizinhos que quando ele pedisse ajuda para recolher o feno, deveriam dizer que estavam muito ocupados paa o ajudar. Ellen carregava a carroça com o feno enquanto Tiago arriava e conduzia a parelha de cavalos.11 Algum tempo antes, ela fizera uma trilha na neve com os pés, para que ele pudesse caminhar seguindo as suas pegadas.12 Lentamente Tiago recuperou a saúde. Ela ficou muito feliz quando, outra vez, ele pode voltar ao púlpito para pregar.
Tralhando Juntos.
Ao longo dos anos, os dois sempre oravam juntos e às vezes até escolhiam um bosque perto da sua casa para os momentos de oração em conjunto. Eram generosos em doar os seus recursos. Elllen White declara, em 1885, que ela e Tiago tinham doado trinta mil dólares para a obra de Deus.13 Eles viajavam a cavalo, de charrete, bote, diligência e, várias vezes cruzaram os Estados Unidos de combóio. Eles falavam em escolas, tendas, bosques, igrejas, celeiros, reuniões campais e nas casas das pessoas. Também fundaram instituições, escreveram artigos para as revistas que Tiago iniciara e até acamparam juntos no Colorado. Logo no príncipio, quando paravam para comer, Tiago, às vezes, escrevia artigos usando a aba do seu chapéu como escrivaninha, enquanto Ellen preparava a refeição.
Embora nem sempre concordassem em tudo, o amor e respeito de um pelo outro somado ao objectivo comum de preparar pessoas para se encontrarem com Jesus, superava tudo. Quando Tiago teve a ideia de liderar uma caravana de carroças do Texas ao Colorado, em 1878, Ellen não ficou contente. A apesar das suas reservas, ela acompanhou para preparar as refeições. Mesmo assim, as chuvas torrenciais não facilitaram a viagem a ninguém!14
A música era parte importante do ministério que Tiago e Ellen compartilhavam. Geralmente, na sua casa, cantar era parte dos cultos em família. Tiago compilou quatro dos primeiros hinários usados pelos pioneiros adventistas.15 Certa ocasião, Tiago estava a presidir uma assembleia da Associação Geral. A vida era difícil. No intuito de animar as pessoas, ele convidou a sua esposa e, juntos, cantaram um dueto que alcançou com sucesso o seus objectivo.16 Em vários aspectos, eles faziam um trabalho de equipa.
Um Exemplo Digno.
Cerca de um ano antes da morte de Tiago que aconteceu num sábado à tarde, no dia 6 de Agosto de 1881, vítima de malária,17 ele escreveu sobre Ellen: “Ela tem sido a minha coroa de regozijo.”18 Tiago morreu quatro dias após o seu aniversário de sessenta anos. Quando alguém sugeriu a Ellen que um monumento de uma coluna quebrada fosse usado para representar a vida do seu esposo, ela recusou, pois achava que isso desonraria as suas notáveis realizações.19 Eles resistiram às tempestades da vida e nada, além da morte, quebraria a sua união. Hoje, 130 anos após a morte de Tiago, o seu casamento com Ellen ainda é um exemplo de serviço para a igreja que ajudaram a fundar.
Bibliografia:1 “Interview whit Mrs. E.G. White, RE Early Experiences,” 13 de Agosto de 1906.
2 James White, Life incidents, in Connection with the Great Advent Movement, as Illustrated by the Three Angels of Revelation XIV.
3 Certidão de Casamento de Marriage Tiago e Ellen White, Património Literário de Ellen G. White, sede mundial.
4 Arthur L. White, Ellen G. White: The Early Years, 1827-1862 (Hagerstown, Md.: Review and Herald Pub. Assn., 1985).p.153.
5 Ellen G.White, Life Sketches of Ellen G.White (Mountai View, Calif.: Pacific Press Pub. Assn. 1915), p. 125.
6 A.L.White, p.167.
7 Ibid, p. 272.
8 Gerald Wheeler, James White, Innovator (Overcomer Hagerstown, Md.: Review and Herald Pub. Assn., 2003,.p.216.
9 Arthur L. White, Ellen G. White: The Progressive Years, 1862-1876 (Hagerstown, Md.: Review and Herald Pub. Assn., 1986).p.118-127.
10 A grafia correta é “Greenville,”.
11 A. L. White, The Progressive Years, p. 166, 167, 172, 186,188,189.
12 Ibid., p. 161.
13 Manuscritos de Ellen G.White 35
14 Arthur L. White, Ellen G. White The Lonely Years, 1876-1891 (Hagerstown, Md.: Review and Herald Pub. Assn., 1984).p.107-112.
15 Virgil Robinson, James White (Washington, D.C.L Review and Herald Pub. Assn, 1976), p.146.
16 William A. Spicer, Pioneer Day of the Advent Movement (Washington, D.C.L Review and Herald Pub. Assn, 1941), p.163,164.
17 Telegrama de Dr. J.H. Kellog para W.C. White Documento do Património Literário de Ellen White, documento 720.
18 Life Sketches: Ancestry, Early Life, Christian Experience, and Extensive Labors of Elder James White, and His Wife, Ellen G.White.
19 Ellen G.White, Mensagens Seletas, V.1. 105 (Casa Publicadora Brasileira).
James R. Nix, Adventist World, Agosto de 2011.