DISCIPLINA ECLESIÁSTICAS - EVITAR OS EXTREMOS

A igreja deve agir em nome e na autoridade de Cristo.
A palavra disciplina vem do latim discere – “aprender” a mesma raiz da palavra “discípulo”1. Disciplina é “ensino, instrução, educação, submissão a um regulamento”2. No hebraico é musar (Dt 11:2; Pv 5:12; 15:10, etc), que, além de disciplina, significa também “instrução, advertência, castigo”3. “O termo musar significa ‘disciplina’ mas é mais que isso. [...] Ele ensina como viver corretamente no temor do Senhor”4. Já os escritores do Novo Testamento empregaram, entre outras, a palavra paidéia (Ef 6:4; 2Tm 3:16; Hb 12:5, 7, 8, 11, etc), com o significado de “treinamento” “disciplina” – do verbo paideuo, cujo significado é instruir, treinar, educar, corrigir (algumas vezes esse verbo é também empregado com o sentido de punir, castigar). É verbo utilizado para se referir à instrução de crianças,5 base para a palavra pedagogia – treinamento de uma criança.6 Paidéia, no Novo Testamento (especialmente nas epístolas paulinas), visa o mesmo que as Escrituras Sagradas, que é o “ensino, a repreensão, a correção e a educação [paidéia] na justiça” (cf. 2Tm 3:16)7.
Como visto, a idéia primeira da palavra disciplina não é castigar, punir (às vezes é empregada também com

Anticristo: Do Dualismo Persa ao Cristianismo Contemporâneo

Graças a Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins da série “Left Behind – Deixados para trás” a representação mais popular do “anticristo” é Nicolae Carpathia, um rico empresário romeno descrito como o diabo encarnado num governante das Nações Unidas e tirânico adversário das forças do bem. A sua meta é alcançar a dominação mundial e esmagar o cristianismo. Apesar do facto desse personagem ser fictício, a maioria dos cristãos estão convencidos de que o anticristo será como Carpathia. Carpathia representa o anticristo arquetípico, um único homem dotado com todo o mal do diabo, que trabalha contra as forças do bem.
A antiga cultura do Oriente Médio teve seu equivalente a Nicolae Carpathia, o conhecido Beliar. Beliar ou Belial em hebraico, significa uma pessoa sem valor. O termo passou a ser associado a Satanás e ao

Pr Ted Wilson - Bem Vindos ao Site Reavivamento e Reforma

O GRANDE REAVIVAMENTO ENTRE O POVO DE DEUS

Ao iniciarmos os próximos cinco anos de testemunho e atividades evangelististicas para o Senhor, ao confrontarmos os desafios e dificuldades ao nosso redor, devemos manter o breve retorno de Jesus como nosso alvo supremo. Que privilégio é fazer parte do grande movimento no final da história da Terra! O breve retorno de Jesus é a maravilhosa notícia que deve inspirar e moldar os nossos planos e ações.

Seja qual for a função que nos seja designada por Deus, é hora de humildemente aceitarmos as oportunidades e desafios que nos são confiados, sabendo que as nossas atividades só serão eficazes por meio do poder do Espírito Santo. Somos chamados a trabalhar como bons servos (Mat. 20:26-28), confessando que somos

REFLEXÕES SOBRE O CASAMENTO DE TIAGO E ELLEN WHITE

Alguns dias antes do que seria o sexagénio aniversário de casamento de Ellen White, ela relembrou com carinho a pessoa de Tiago White, o seu marido, já falecido. “Nós casamos e assim estamos desde então. Apesar de ele ter falecido, na minha opinião ele foi o melhor homem deste mundo. A despeito do que (as pessoas) possam dizer (…) na minha viuvez, eu não uniria a minha vida com mais ninguém. Sinto (…) que devo preservar a memória do meu esposo.”1
Muito em Comum.
Tiago e Ellen provavelmente encontraram-se pela primeira vez, no Verão de 1844. Ambos eram adventistas mileristas, que aguardavam ansiosamente o retorno de Cristo em 1844. Apesar da sua saúde, Ellen falava em reuniões e testemunhava da sua fé a outras pessoas. Tiago era um jovem pregador estusiasta, que numa viagem evangelistica de quatro meses, num período de fortes quedas de neve no início de 1843, converteu mil pessoas.2 Em relação às suas crenças, os dois tinham muito em comum.
Poucas semanas após 22 de Outubro de 1844, quando Jesus não voltou tal como era esperado, Ellen recebeu a sua primeira visão.
Quando exactamente foi a primeira vez que Tiago ouviu a respeito dela, são se sabe. No entanto, ele uniu-se ao grupo de amigos de Ellen que a acompanhavam nas viagens para testemunhar sobre as suas visões.
No dia 30 de Agosto de 1846, Tiago Spinger White, 25 anos e cerca de 1,83 m de altura, e Ellen Gould Harmon, 18 anos, e com 1,57m , casaram-se diante de Charles Harding, juíz de paz em Portland, Maine.3 Esse foi o início de quase 35 anos de parceria que terminou com a morte de Tiago, no dia 6 de Agosto de

AWR - NOTÍCIAS

A Rádio Adventista de Ceuta completou recentemente o seu primeiro ano de emissões em FM na costa norte de África. Tem havido muitos anos de espera, até que a mensagem de Deus tinha podido progredir o seu caminho ao longo dos limites físicos e políticos da região onde o Islamismo é a religião absoluta. Agora, com as transmissões a partir desta pequena estação no enclave espanhol de Ceuta, no Norte de África, a voz da esperança está ao alcance de muitas pessoas que buscam a Deus de uma forma pessoal.
A Rádio Mundial Adventista, juntamente com o União Espanhola de Igrejas e a Conferência Trans- Mediterranean Association (que pertence à Divisão Euro-África) está a fornecer fundos para financiar esta áreas onde o cristianismo dificilmente pode penetrar.
Após um ano de transmissões, tem havido contactos através da Internet de lugares como Tetouan, onde os ouvintes têm solicitado informações a serem enviadas via e-mail. Muitas, provavelmente, dessas pessoas usam pseudónimos, por medo da aplicação de severas sanções locais.
Para chegar a tantas pessoas quanto possível, a emissora transmite programação em cinco idiomas - Inglês, espanhol, francês, árabe e berbere - em horários diferentes. A privacidade do lar dá ouvintes em potencial a chance de ouvir sobre a história da redenção através das ondas de rádio, e na sua própria língua - ou pelo menos uma língua familiar.
A nova estação de rádio FM Adventista em Lanzarote, Ilhas Canárias - outro território espanhol - acaba de ingressar neste projecto. Ele estreou no final de fevereiro e visa atingir os ouvintes de Casablanca até Agadir, na costa de Marrocos.
Esta divulgação o Evangelho por ondas de rádio, é um projecto que esperamos em breve ter outros locais de emissores para outros países em Espanha ou em países perto de Espanha, é mais um passo nos esforços a nível mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia paralevar a mensagem do amor de Deus a biliões de pessoas na janela 10 / 40 - naquela região do mundo que se estende do norte da África até à China e onde vivem o maior número de popução não-cristã.
por Pedro Torres
Diretor de Comunicação, espanhol União das Igrejas Conferência