A Igreja em Ação Todo Dom Perfeito

“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à per- feita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4:11-13).
O apóstolo Paulo, certa ocasião, lembrou os cristãos de que não lhe faltavam qualificações para orgulhar-se: homem, benjamita, fariseu, etc. Mas, Paulo, mesmo sendo famoso, definiu a comunhão com Cristo como um lugar onde não existe judeu ou grego, escravo ou livre, macho ou fêmea (Gl 3:28). A nova comunidade criada após a morte e ressurreição de Jesus não deveria, e não deve, assemelhar-se às estruturas sociais e políticas de um mundo pecaminoso. O corpo de Cristo, a Sua igreja, não é apenas um aperfeiçoamento do que já existiu, e sim uma criação nova e genuína. Pelo ato de dar dons espirituais à Sua igreja, Jesus procurou mudar a nossa compreensão do que significa “vivermos unidos”. Novas posições – evangelista, pastor, professor, aquele que cura, o hospitaleiro – substituirão os cargos anteriormente conquistados através de privilégios, poder, raça ou nacionalidade.
Porque, então, queridos amigos, ainda nos orgulhamos daquilo que as Escrituras dizem ser a nossa vergonha? Ansiamos por vantagens “à nossa altura”: esperamos o momento propício até que “algum dos nossos” assuma uma posição mais elevada. Nós defendemos a bandeira da nossa nação. Falamos de coligações políticas, de votação, como se o Espírito dirigisse todos os americanos ou portugueses a tomar as mesmas decisões. Hoje é o dia de nos levantarmos para a maturidade pela qual Jesus orou pelo Seu povo. Da próxima vez que ouvir essa conversa de estatuto construído sobre linguagem, cultura, raça ou nação, testemunhe a favor da nova comunidade de Cristo onde você vive e adora. Fale mais dos “dons” em vez de “direitos”, de formas para melhor servir ao invés de posição. Desafie os seus amigos a fazer o mesmo. À medida que crescemos em todas as coisas perante Ele, que é a Cabeça do corpo, aprenderemos que “Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir, é o ideal de Deus para com os Seus filhos” (Educação, p. 18). Aquela grande e incontável multidão reunida junto ao trono do Pai incluirá, apenas, aqueles que permitem que os dons perfeitos do Senhor transcendam todas as demais qualificações humanas.
— Bill Knott