Como os Pioneiros Adventistas Descobriram as Verdades Bíblicas?

MILLERISMO
1818- PREGAÇÃO DE WILLIAM MILLER COMEÇA.
22 de outubro de 1844 - Grande Desapontamento. 1 milhão de pessoas aguardando a segunda vinda. (Batistas, Metodistas, Conexão Cristã etc)
ADVENTISMO
Dezembro de 1844: Ellen Harmon, jovem metodista semi analfabeta de 17 anos tem a sua primeira visão. Ela escreveria 100 mil páginas até à sua morte em 1915.
28 de Fevereiro de 1845: Thomas Preble ministro da Igreja Batista que aceitou obedecer ao 4° mandamento após ouvir a pregação da Baptista do 7° Dia RAQUEL OAKES, apresentou a sua crença no Jornal Hope Of Israel num artigo de 12 páginas com o título: Tratado mostrando que o Sétimo Dia deve ser observado como o sábado, em vez do Primeiro Dia, conforme o Mandamento
Abril de 1845: Joseph Bates estuda sobre o assunto e aceita obedecer o 4° mandamento [guarda do sábado].7 de fevereiro de 1846: Hiram Edson, O.R.L CROSIER, F.B. HAHN publicam na Revista Day Star a doutrina do Santuário Celestial de que Cristo em 22/10/1844 começou a purificar o santuário celestial.
Agosto de 1846: José Bates publica um folheto de 46 páginas sobre o 4° mandamento. TIAGO WHITE E ELLEN WHITE, já casados, estudam este folheto e decidem guardar o sábado:
Ellen White disse: “No Outono de 1846 começamos a observar o sábado bíblico, e a ensinar e a defendê-lo” (Primeiros Escritos p. XXI)
Primeiro Sábado de Abril de 1847: Visão de Ellen White. Jesus a leva até a tábua dos 10 mandamentos e ela vê uma luz circundando o 4° mandamento. Comprova-se que os Batistas do 7° Dia sempre estiveram corretos.
Janeiro de 1849: José Bates publica o artigo O SELO DO DEUS VIVO. É o artigo que expõe os estudos dos ultimos 2 anos de que o sábado é a contraposição da marca da Besta a ser imposta pelo governo americano no futuro: O decreto sobre o domingo.
1846-1848: Em 1841 GEORGE SOTRRS publicou um artigo sobre o facto de que os mortos não estão vivos antes da ressurreição dos mortos que ocorrerá na 2° vinda. O primeiro convertido de Storrs entre os pastores foi CHARLES FITCH que escreveu em Janeiro de 1844: “Depois de muita reflexão e oração, estou preparado para tomar a minha posição ao lado de Deus sobre o assunto do Estado dos Mortos”. Entre 1846 e 1848 Tiago White e José Bates estudaram este assunto e chegaram à conclusão de que “a imortalidade é um dom que receberemos por meio de Cristo e que os perdidos não estarão a arder para sempre, mas morrerão”.
1850: Lançada a Revista Adventista em Paris (Maine).
1° de Janeiro de 1857: Tiago White escreve o artigo sobre o juízo pré-advento, (de que a sentença final de quem está perdido ou salvo é dada antes da segunda vinda e não depois como ensinam a maioria dos cristãos). E. EVERTS inventa a terminologia JUIZO INVESTIGATIVO (usado com frequência até hoje).
1858: Ellen White escreve aos Haskell de que as “suas idéias sobre carne de porco não seriam prejudiciais se você as retivessem para si mesmos, mas os vosso julgamento e opinião, os irmãos têm feito desta questão uma prova… se for dever da igreja estudar este assunto da carne de porco Deus o revelará a mais de duas ou três pessoas”. Ellen Cria que as restrições alimentares de Levítico 11 de comer rato, gato e porco não eram aplicáveis após a cruz.
21 de Maio de 1863 – Fundada a IASD, já contando com 3.500 membros nos EUA, que criam:
1- Volta Futura de Cristo,
2- Santuário celestial
3- Quarto Mandamento
4- Estado inconsciente dos mortos.
5- Futuras Leis do Domingo.6 de junho de 1863: Visão sobre Saúde: Levítico 11 é válido: Porco, gato e cobra são animais imundos. Fumo, Chá, Café são venenos lentos. Bolos, tortas e pudins são prejudiciais. Não se deve comer entre as refeições, dando tempo para o estômago descansar. Se houver terceira refeição deve ser feita várias horas antes de dormir. O apetite incontrolado contribui para as paixões corruptas. Água Pura, Ar Puro, exercício Físico, luz solar, sono regular são fundamentais.
1866: É fundado o Instituto Ocidental de Reforma da Saúde, conhecido mais tarde como Sanatório Battle Creek.
3 de junho de 1872: Abre a 1° Escola Adventista. Hoje são 1 milhão de alunos ao redor do mundo.
1874: Lançada a Revista Sinais dos Tempos em Oakland, Califórnia.
1894: Os irmãos KELLOGS inventam os Sucrilhos no Sanatório Adventista de Battle Creek.
2009 - 15 milhões de membros, sendo 1,3 no Brasil.