A História do Hino – Tempo de Ser Santo

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 282

Letra: William Dunn Longstaff(1822-1894)
William Dunn Longstaff era um empresário cristão que vivia  em Inglaterra nos finais do século dezanove. Era um homem extremamente bem-sucedido nos seus negócios e apoiava em grande medida a sua igreja local. Também costumava fazer bons donativos a William Booth, do Exército da Salvação, e contribuía igualmente para os esforços envelísticos de Dwight Moody. Um dia, enquanto estava sentado na igreja a ouvir um missionário chegado da China, que pregava sobre 1 Pedro 1:16 – “Sede santos, porque Eu sou santo” - , qualquer coisa agitou profundamente a sua alma. Sentiu que Deus estava a conduzi-lo para uma experiência espiritual mais rica e mais completa. Reconheceu que a mudança – o crescimento na graça -  vem àqueles que dedicam  tempo a Jesus e decidem permitir que Ele lhes transforme os pensamentos. Foi assim que, nessa noite, em 1882, tendo chegado a casa, escreveu o hino bem conhecido que tantas vezes cantamos: “Tempo de Ser Santo.”
Título Original: Take Time to Be Holy

Música: George Coles Stebbins(1846-1945)

Texto Bíblico: E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (II Pedro 1:5-8)
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
Ira David Sankey, conhecido hinista americano, diz em seu livro My Life and the Story of the Gospel Hymns (Minha Vida e a História dos Hinos Evangélicos):

O Sr. Longstaff, de Sunderland, Inglaterra, escreveu este cântico após ouvir um sermão em New Brigthon sobre “Sede vós santos como Eu também sou Santo”.

“Tempo de ser Santo” foi publicado pela primeira vez em “Gospel Hymns and Sacred Songs and Solos” em 1891. Tem sido muito usado em reuniões de consagração neste país (U.S.A) e na Inglaterra. O Sr. Longstaff era o tesoureiro da Capela de Bethesda em Sunderland quando realizamos nossas primeira reuniões naquela cidade, e foi o primeiro a escrever algo com relação às nossas reuniões na Inglaterra.
O hino é o clamor do coração de um ocupado empresário Cristão que ansiava por deixar que Deus moldasse o seu modo de pensar enquanto passava tempo na Sua presença.


Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista