A Proibição da Venda de Armas a Civis


Triste realidade do dia a dia
Automáticas ou semi-automáticas de estilo militar armas estão a tornanr-se cada vez mais disponíveis a civis. Nalgumas áreas do mundo, é relativamente fácil adquirir tais armas. Elas mostram-se não só na rua, mas nas mãos de jovens na escola. Muitos crimes são cometidos através do uso destes tipos de armas. Elas são feitas para matar pessoas. Eles não têm uso legítimo de lazer.
 
Os ensinamentos e o exemplo de Cristo constituem a guia para o cristão de hoje. Cristo veio ao mundo para salvar vidas, não para destruí-las (Lucas 9:56). Quando Pedro sacou a sua arma Jesus disse-lhe: "Mete a tua espada no seu lugar ... Todos os que tomarem a espada à espada morrerão" (Mateus 26:52). Jesus não se envolveu com nenhum tipo de violência.
 
O argumento apresentado por alguns de que a proibição de armas de assalto limita os direitos das pessoas e que as armas não cometem crimes, mas sim as pessoas. Embora seja verdade que a violência e as tendências criminais de usar armas de fogo, também é verdade que a disponibilidade de armas leva à violência. A oportunidade para os civis de adquirir por compra armas de assalto entre estas, automáticas ou semi-automática só aumenta o número de mortes resultantes de crimes humanos. A posse de armas por civis nos Estados Unidos aumentou 300% nos últimos quatro anos. Durante o mesmo período, houve um aumento vertiginoso de ataques armados resultantes em mortes.
 
Na maior parte do mundo tais armas não podem ser adquiridas por qualquer meio legal. A Igreja vê com alarme a relativa facilidade com que podem ser adquiridas em algumas áreas. A sua disponibilidade só pode abrir a possibilidade de novas tragédias.
 
A busca da paz e da preservação da vida devem ser os objetivos dos cristãos. O mal não pode ser combatido com o mal, mas deve ser superado com o bem. Os Adventistas do sétimo dia, como outras pessoas de boa vontade, desejam cooperar na utilização de todos os meios legítimos de reduzir e eliminar, se possível, as causas do crime. Além disso, com a segurança pública e o valor da vida humana em mente, a venda de armas de assalto com qualquer tipo de armas deve ser rigorosamente controlado. Isso reduziria o uso de armas por pessoas com distúrbios mentais e criminosos, especialmente aqueles envolvidos em atividades de drogas e gangues.
*****
Esta declaração pública foi lançada pela presidência da Conferência Geral, Neal C. Wilson, após consulta com os 16 vice-presidentes mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em 5 de julho de 1990, na sessão da Conferência Geral em Indianapolis, Indiana.