Declaração dos Adventistas sobre os Perigos das Mudanças Climáticas


Os perigos da mudança climática: uma declaração para governos de países industrializados
Os cientistas alertam que o aquecimento gradual da atmosfera, como resultado da atividade humana terá graves consequências ambientais. O clima vai mudar, resultando em mais tempestades, mais inundações e mais secas.
Para manter a mudança climática dentro dos limites suportáveis​​, as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2), precisam ser reduzidos significativamente. Os países industrializados são a principal fonte dessas emissões, enquanto as primeiras vítimas são os pequenos Estados insulares e países costeiros.
Apesar dos riscos evidentes, os governos parecem lentos para agir.
A associação mundial do sétimo dia da Igreja Adventista solicita aos governos em questão a tomarem as medidas necessárias para evitar o perigo:
1) A cumprir o acordo alcançado no Rio de Janeiro (1992 Convenção sobre Mudança do Clima) para estabilizar as emissões de dióxido de carbono até o ano 2000 aos níveis de 1990,
2) A estabelecer planos para novas reduções das emissões de dióxido de carbono após o ano de 2000, e
3) A fomentar com mais força o debate público sobre os riscos da mudança climática.
Ao assinar esta declaração, os adventistas do sétimo dia declaram a defesa de um estilo de vida simples e saudável, por forma a não destruir as zonas costeiras de resíduos provenientes de um consumo desenfreado. Pedimos respeito pela criação, contenção no uso de recursos do mundo, e a reavaliação das nossas necessidades como indivíduos.
Esta declaração foi aprovada e votada pelo Comité Administrativo da Conferência Geral dos adventistas do sétimo dia (ADCOM), em 19 de dezembro de 1995.