Breve resumo do posicionamento oficial da Igreja Adventista sobre Apocalipse 17

Publicado em , por leandroquadros

   
Uma amiga internauta perguntou-me qual é o posicionamento oficial da Igreja sobre Apocalipse 17.
Além de respondê-la diretamente no blog, decidi adaptar e disponibilizar a resposta a todos os internautas, considerando que muitos manifestaram a mesma dúvida.
Resumidamente, a igreja tem dois principais posicionamentos sobre os “Sete Reis” de Apocalipse 17. A terceira posição, de Ekkehardt Mueller, é mais recente e já disponibilizei o link para a leitura da mesma no primeiro post dessa série.
Vamos lá.
Primeira posição: Os sete reis de Apocalipse 17 representam “sete formas de governo” de Roma, desde sua fundação: realeza, consulado, decenvirato, ditadura, triunvirato, império e papado.
Segunda posição: Os sete reis de Apocalipse 17 representam “sete reinos ou impérios” que oprimiriam o povo de Deus ao longo da história: Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma Imperial e Roma Papal.
Perceba que as duas posições diferem entre si, porém, não na essência, pois, o papado está presente em ambas as interpretações, de acordo com o estudo historicista de Daniel 7, 8 e Apocalipse 13.
Convém destacar que os irmãos católicos nada têm a ver com a presença do papado nessa profecia, e que Ellen White afirma claramente que em todas as igrejas, não excetuando a Católica Apostólica Romana, há filhos sinceros de Deus que vivem segundo a luz que receberam, e que estarão no céu por Sua graça (ver O Grande Conflito, p. 449. Confira meu artigo intitulado “Os adventistas ensinam que os observadores do domingo têm o sinal da besta?”, clicando aqui).
Minha esposa me enviou uma resposta de José Carlos Ramos, que foi professor de Teologia e diretor de pós-graduação do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT), onde ele apresenta esses dois posicionamentos principais supracitados.
Essa resposta se encontra na “Revista Adventista” de junho de 2005, p. 10, na seção “Consultoria Doutrinária” e pode ser lida ao clicar aqui - desde que folheie a Revista Adventista online até a página 10.
Se a mesma tivesse sido levada à sério como deveria, eu não precisaria ter postado algo sobre um assunto que já foi tão bem explicado pelo professor Ramos. Porém, infelizmente…
A igreja adota o método historicista de interpretação por ser esse o modelo apoiado pela Bíblia (veja Daniel 2). Por fugirem desse modelo e adotarem certas opiniões “mais dispensacionalistas que adventistas”, alguns descambaram para a teoria dos “sete papas”. Um desastre, por se abandonar o sistema interpretativo historicista que marcou o surgimento do adventismo.
Há outros estudos sobre Apocalipse 17 que poderei disponibilizar no futuro. Todavia, no momento encerro minha abordagem a esse tema, na esperança de que o artigo de José Carlos Ramos seja levado a sério e incentive a cada filho de Deus a estudar as profecias com dedicação, seriedade e com o auxílio do Espírito Santo (Jo 16:13).
Deus abençoe a cada um de vocês!

www.leandroquadros.com.br