Controlo de Natalidade: Uma Declaração de Consenso dos Adventista do Sétimo Dia

As tecnologias científicas de hoje permitem um maior controlo da fertilidade humana e na reprodução do que era anteriormente possível. Essas tecnologias tornam possível a relação sexual com a expectativa de gravidez e parto bastante reduzido. Casais cristãos têm um potencial de controlo da fertilidade, que gera questões com amplas implicações religiosas, médicas, sociais e políticas. Oportunidades e vantagens de gerir os novos recursos, assim como desafios e desvantagens. Uma série de questões morais devem ser consideradas. Os cristãos que, em última análise devem fazer as suas próprias escolhas pessoais sobre estas questões devem ser informados, a fim de tomar decisões baseadas em princípios bíblicos.
Entre as questões a serem consideradas há a questão da adequação da intervenção humana nos processos naturais biológicos da reprodução humana. Se qualquer intervenção for apropriada, surge em norma as seguintes questões, quando e como devem ser tratadas. Outras preocupações relacionadas incluem:
• Probabilidade de imoralidade sexual no uso de métodos de controlo de natalidade;
• Questões de género relacionadas à dominância dos privilégios e prerrogativas sexuais de homens e mulheres;
• Questões sociais, incluindo o direito de uma sociedade invadir a liberdade pessoal no interesse da sociedade em geral e da carga de apoio económico e educacional para os mais desfavorecidos, e
• Questões de manejo relacionados ao crescimento da população e do uso dos recursos naturais.
Uma declaração de considerações morais sobre o controlo de natalidade deve ser definido no contexto mais amplo dos ensinamentos bíblicos sobre casamento, sexualidade, paternidade, e o valor das crianças - e uma compreensão da inter-relação entre essas questões. Com a consciência da diversidade de opiniões dentro da Igreja, os seguintes princípios baseados na Bíblia são os estabelecidos para educar e orientar na tomada de decisões.
1. Uma administração responsável. Deus criou os seres humanos à Sua própria imagem, masculino e feminino, com capacidade de pensar e de tomar decisões (Is 1:18; Josué 24:15, Deut 30:15-20). Deus deu aos seres humanos o domínio sobre a terra (Gén 1:26, 28). Esse domínio requer supervisão e cuidados com a natureza. A mordomia cristã também requer assumir a responsabilidade para a procriação humana. A sexualidade, como um dos aspectos da natureza humana sobre o qual o indivíduo tem mordomia, deve ser expressa em harmonia com a vontade de Deus (Êxodo 20:14; Gén 39:9;
Lev 20:10-21, 1 Coríntios 6:12-20).
 
2. Finalidade procriativa. A perpetuação da família humana é um dos propósitos de Deus para a sexualidade humana (Gén 1:28). Embora se possa inferir que os casamentos são geralmente destinados a produzir descendentes, a Escritura nunca apresenta a procriação como uma obrigação de todos os casais, a fim de agradar a Deus. No entanto, a revelação divina coloca um alto valor nas crianças e expressa a alegria encontrada na paternidade (Mat. 19:14, Sal 127:3). Os filhos devem ser portadores do sentido da criação e ajudar os pais a entenderem Deus,  desenvolverem a compaixão, carinho, humildade e altruísmo
(Sl 103:13, Lucas 11:13).
3. Propósito unificador. Sexualidade serve a um propósito unificador no casamento, que é ordenada por Deus e distingue-se da finalidade procriativa (Gn 2:24). A sexualidade no casamento destina-se a incluir alegria, prazer e deleite (Eclesiastes 9:9; Prov 05:18, 19). Deus quer que os casais desfrutem da comunhão sexual além da procriação (1 Coríntios 7:3-5), uma comunhão que forja laços fortes e protege um parceiro de casamento de um relacionamento impróprio com alguém que não seja seu cônjuge (Pv 05:15 -20). No projeto de Deus, a intimidade sexual não é apenas com o propósito de concepção. A Escritura não proíbe os casais de desfrutar as delícias de relações conjugais ou de tomar medidas para prevenir a gravidez.
4. Liberdade de escolha. Na criação - e, novamente, por meio da redenção de Cristo - Deus deu aos seres humanos a liberdade de escolha, e Ele lhes pede para usar essa liberdade com responsabilidade (Gál 5:01, 13). No plano divino, marido e mulher constituem uma unidade familiar distinta, tendo tanto a liberdade como a responsabilidade de ambas as partes em fazerem determinações sobre a sua família (Gén 2:24). Os cônjuges devem ter em consideração o outro na tomada de decisões sobre o controlo da natalidade, estando dispostos a considerar as necessidades do outro, bem como a própria (Fp 2:4). Para aqueles que optam por ter filhos, a escolha procriativa não é sem limites. Vários fatores devem estar presentes na sua escolha, incluindo a capacidade de prever às necessidades das crianças (1 Tim 5:8), a saúde física, emocional e espiritual da mãe, bem como outros cuidados (3 João 2, 1 Coríntios 06:19 , Fil 2:4, Ef 5:25); as circunstâncias sociais e políticas em que as crianças vão nascer (Mt 24:19), e na qualidade de vida e os recursos globais disponíveis. Somos mordomos da criação de Deus e, portanto, devemos olhar para além da nossa própria felicidade e desejos de considerar as necessidades dos outros (Phil 2:4).
5. Métodos adequados de controlo de natalidade. Decisões morais sobre a escolha e uso de agentes de controlo da natalidade devem partir de uma compreensão dos prováveis ​​efeitos sobre a saúde física e emocional, a maneira pela qual os diversos agentes operam, e os gastos financeiros envolvidos. Uma variedade de métodos de controlo de natalidade - incluindo métodos de barreira, espermicidas e esterilização - evitar a concepção e que são moralmente aceitáveis. Alguns outros métodos anticoncepcionais podem impedir a libertação do óvulo (ovulação), pode impedir a união do óvulo e do espermatozóide (fertilização) ou podem impedir a fixação do óvulo já fecundado (implantação). Por causa da incerteza sobre como eles funcionarão em qualquer instância, podem ser moralmente suspeito para pessoas que acreditam que a vida humana começa na fecundação protegida. No entanto, nos implantes,  como a maioria dos óvulos fecundados são perdidos após o implante, mesmo quando os métodos de controlo de natalidade não estão sendo usados, os métodos hormonais de controlo de natalidade e os DIUs, que representam um processo semelhante, podem ser vistos como moralmente aceitáveis. O aborto intencional de uma gravidez estabelecida, não é moralmente aceitável para fins de controlo de natalidade.
6. Mau uso do controlo de natalidade. Embora o aumento da capacidade de gerir a fertilidade e proteger contra doenças sexualmente transmissíveis pode ser útil para muitos casais, o controlo de natalidade pode ser mal utilizado. Por exemplo, aqueles que se envolvem em relações sexuais pré-matrimoniais e ou extraconjugais podem mais facilmente entrar em tais comportamentos devido à disponibilidade de métodos de controlo de natalidade. O uso de tais métodos para proteger o sexo fora do casamento pode reduzir os riscos de doenças sexualmente transmissíveis e / ou gravidez. Sexo fora do casamento, no entanto, é prejudicial e imoral.
7. Uma abordagem redentora. A disponibilidade de métodos anticoncepcionais torna a educação sobre a sexualidade e moralidade ainda mais imperativa. Menos esforço deve ser colocado diante de condenação e mais na educação redentora abordagens que buscam permitir a cada indivíduo ser persuadido pelas profundas atuações do Espírito Santo.
 Alguns exemplos atuais desses métodos incluem dispositivos intra-uterinos (DIU), pílulas de hormônio (incluindo a "pílula do dia seguinte"), injeções ou implantes. Perguntas sobre esses métodos devem ser encaminhados a um profissional médico.

____________________

Esta declaração foi votada durante o Concílio Anual do Comité Executivo da Conferência Geral de quarta-feira, 29 de setembro, 1999, em Silver Spring, Maryland.

-------------------------------------------------- ------------------------------

Recomendações: O uso de Mifepristone (RU486)
1.In o tratamento de condições médicas, tais como cancro, para o qual RU486 pode proporcionar uma terapia eficaz, o medicamento deve ser utilizado de acordo com as leis e estabelecidas pela ciência médica.
2.RU486 é também usado para a contracepção. Quando o efeito do medicamento é para evitar a fertilização, a sua utilização é eticamente aceite. Tal como outros contraceptivos orais, no entanto, podem por vezes RU486 impedir a implantação de um óvulo fertilizado. Este é eticamente problemático para aqueles que consideram este efeito seja o aborto.
3.Quando RU486 é utilizado de formas legalmente admissíveis e clinicamente apropriado para o fim de provocar o aborto, as orientações adotadas anteriormente pelos adventistas do sétimo dia sobre o aborto deve nortear a prática.

 

____________________

Esta recomendação foi votada pela Visão Cristã da Comissão Vida Humana no Pine Springs Ranch, Califórnia, April 10-12, 1994, e foi recomendada pela Conferência Geral da adventistas do sétimo dia na Comissão Administrativa (ADCOM), Silver Spring, Maryland, julho 26, 1994.